segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Picado por uma cobra cascavel, aliado do prefeito morre por falta de soro em hospital de Jenipapo dos Vieiras - Maranhão

Um homem identificado como Raimundo Augusto de Araujo, de 51 anos,  morador do Povoado de Gaviãozinho, município de  Jenipapo dos Vieiras, morreu na última quarta-feira (28) após ter sido picado por uma cobra cascavel.

Após o que parecia ser apenas um pequeno incidente, ainda na segunda-feira (26), Raimundo chegou pilotando a própria motocicleta no  hospital municipal de Jenipapo, entretanto, a unidade não disponibilizava do soro antiofídico que  é um medicamento para tratar mordidas de cobras venenosas.

O pequeno agricultor, então, teve de ser levado para outra cidade no Hospital Regional de Barra do Corda, aonde recebeu a medicação. Mas já era tarde, o veneno já havia se espalhado pelo corpo, ele não resistiu e veio a óbito no dia em que completaria 51 anos de idade, 48 horas após ser picado.

Para os familiares, se Raimundo tivesse sido medicado no hospital de Jenipapo ele não teria morrido.

Os parentes informaram que irão fazer denúncia no Ministério Publico responsabilizando o prefeito Moises Ventura (PTB) e a secretária de saúde pela morte do morador, que inclusive, era aliado do gestor e defendia com unhas e dentes a administração municipal.

Apuração do Blog do Domingos Costa constataram que esse já é o 5º caso em menos de três anos de morte após picada de cobra no município.

– Emenda de R$ 1,5 milhões para Saúde

O mais intrigante é que embora não possua soro antiofídico, o município foi o destino de uma emenda “fundo a fundo” no valor de 1.577.000,00 (um milhão quinhentos e setenta e sete mil reais) para ser usada exatamente na área de saúde.

O recurso destinado pelo ex-deputado federal José Reinaldo Tavares (PSDB) para Jenipapo dos Vieiras foi tema de uma reportagem do Blog do DC no mês passado.

Somando a outros recursos para incrementos no mesmo setor, a atual gestão já recebeu mais de R$ 2 milhões que poderiam ser usados entre outras melhorias para compra de medicamentos, no entanto, constata-se que os remédios não estão chegando ao seu destino e/ou o dinheiro não vem sendo aplicado em favor do povo.

Com informações Blog Domingos Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Zaidan de Sousa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.