terça-feira, 28 de maio de 2019

Servidores do Detran do Maranhão ameaçam entrar em greve nesta sexta-feira 31

Servidores do Detran-MA em todo o Maranhão protocolaram no fim da semana passada, no Palácio dos Leões e na sede do órgão, ofício no qual constam algumas reivindicações da categoria e a confirmação de um indicativo de greve.

Na pauta de exigências dos trabalhadores estão críticas ao corte do auxílio-alimentação no período de afastamento para tratamento de saúde e a falta de reajuste no salário-base, o congelado há mais de seis anos.

Quanto ao salário-base, a maioria dos servidores recebe, atualmente, R$ 1,4 mil. O valor também está congelado há mais de seis anos.

Segundo eles, na prática, esses trabalhadores recebem menos de um salários mínimo, porque não têm direito a FGTS, pagam 11% à Previdência e ainda contribuem para o Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (Funben), uma espécie de assistência à saúde, com desconto, no contracheque, de 3% para os titulares e de mais 1% por dependente.

Contra o sindicato

Além de exigir melhorias da direção do Detran-MA, os servidores também se insurgiram contra o próprio sindicato da categoria.

O movimento diz contar com o apoio de 428 trabalhadores – mais da metade mais da metade do quadro efetivo do Detran.

“Isso ocorreu justamente em razão da inércia do sindicato, que é tido com ilegítimo pelos servidores, tanto por estar com situação cadastral ‘INAPTA’ perante a Receita Federal quanto por não haver prestação de contas há anos”, diz um texto disparado pelos possíveis grevistas.

Os trabalhadores informam que o governo e o Detran-MA têm até a próxima sexta-feira (31) pra se posicionar sobre a pauta de reivindicações.

Não havendo negociação, a indicação é pra greve por tempo indeterminado.

Fonte: Gilberto Léda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Zaidan de Sousa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.