sexta-feira, 1 de junho de 2018

Prefeito de São Bernardo diz que sofreu abuso de poder da Policia Militar do Maranhão


O prefeito do município de São Bernardo, João Igor Carvalho (MDB), denunciou, por meio de seu perfil pessoal no Facebook, que teria sido vítima de abuso de poder por parte de policiais militares do Maranhão.

De acordo com João Igor, PMs armados com fuzis teriam tentado intimidá-lo verbal e corporalmente, perante várias pessoas, durante uma vistoria em uma obra na cidade. Na queixa, ele atribui o constrangimento e humilhação que teria passado ao fato de fazer parte da base política da ex-governadora e pré-candidata ao Palácio dos Leões, Roseana Sarney (MDB).

Também teriam sido vítimas da intimidação, segundo o emedebista, o vice-prefeito de São Bernardo, Pinto Couto (PMN); o tesoureiro municipal, Haroldo Tobias; e dois empresários, identificados como Nonato Machado e James. O ATUAL7 solicitou por e-mail ao Governo do Maranhão um posicionamento sobre o assunto e aguarda retorno.

Em abril último, foi descoberto o uso da PM/MA pelo Palácio dos Leões para monitoramento de adversários políticos do governador Flávio Dino (PCdoB) no interior maranhense. O caso, inclusive, é alvo de investigação pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Maranhão.

Abaixo, o relato feito pelo prefeito de São Bernardo:

NOTA DE REPÚDIO À POLICIA DO ESTADO DO MARANHÃO

Hoje por volta das 17:00 horas, nos arredores do Hospital Municipal Felipe Jorge, enquanto eu Prefeito, o vice prefeito Pinto Couto, os empresários Nonato Machado, James e o Tesoureiro Haroldo Tobias, fazíamos vistorias, nas bases das caixas d'água. Fomos abordados por policiais militares do estado, armados com fuzis, com intimidações verbais e corporais perante toda a comunidade ali presente.

Abordagem esta desnecessária, violenta, na lide comigo e com todos que ali estavam. Por diversas vezes, nos identificamos, pedindo cautela, mediante infundada suspeita sem ordem judicial.

Atitude absurda praticada de farda, por àqueles que representam às ações do Estado.

Polícia esta totalmente ausente, principalmente para a população que não tem segurança, enquanto dever do estado, o que tem gerado o caos social constante.
A austeridade da Polícia do Governo do estado para comigo e com os colegas foi ineficaz, injusta e inconstitucional.

Lamentavelmente, uma postura que muito se assemelha a uma perseguição política, uma vez que eu enquanto Prefeito de São Bernardo assumi um compromisso político com a base de Roseana Sarney, grupo que faz oposição ao atual Governador.

Diante do ocorrido, expresso a minha indignação, pelo constrangimento e humilhação enquanto cidadão de bem. E espero que a população possa contar com segurança quando realmente necessita.

Sugiro aos senhores policiais, uma postura mais atenta à suas ações, tanto ao cidadão de bem, como àqueles que estão a solta nas ruas praticando crimes.

João Igor Carvalho
Prefeito municipal de São Bernardo-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Zaidan de Sousa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.