quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Regional de Saúde de Saúde de Presidente Dutra alerta sobre possíveis acidentes envolvendo Cobra Cascavel

Um repasse informativo divulgado pela Regional de Saúde de Presidente Dutra, faz uma alerta sobre os cuidados redobrados em relação a acidentes envolvendo cobras, em especial a cascavel. De acordo com o informativo a quantidade de soros não seria suficiente para atender uma grande demanda de possíveis acidentes.

A nota divulgada em redes sociais, esclarece que recentemente foram feitos pedidos de 120 ampolas do soro ao governo do estado, e apenas 05 foram fornecidas para o Hospital Macro Regional de Presidente Dutra ” O Socorrão”.

O mesmo informativo relata ainda a preocupação dos profissionais de Saúde em relação aos possíveis casos que possam acontecer e faz um alerta  ” Estamos muito preocupados coma situação. Orientem todas as pessoas que ao entrarem no mato, usem botas cano longo, evitem entulhos próximos as casas, e olhem bem onde irão pisar, evitem também cacadas, pescarias em outras atividades”  A situação é bem critica!!!

Primeiros socorros para picada de cobra

O mais importante depois de uma picada de cobra é manter o membro que foi picado o mais parado possível, porque quanto mais se movimentar mais o veneno irá se espalhar pelo corpo. Por isso, o ideal é que a vítima não caminhe e seja transportada por maca até ao hospital.
Até chegar ao hospital, o que se deve fazer para melhorar as chances de salvamento são:

-  Aplicar gelo na região da ferida, para diminuir a circulação sanguínea e que o veneno se espalhe.

-  Amarrar um pedaço de tecido alguns centímetros acima do local da picada de cobra. Não se deve amarrar muito apertado porque pode causar maiores complicações, e se já passou mais de meia hora da picada da cobra, não amarre.

No hospital é importante conseguir descrever as características da cobra, para que seja administrado o soro anti-ofídico correto.

O que fazer em caso de picada de cobra não venenosa

A picada da cobra não venenosa geralmente deixa duas fileiras de pontinhos na pele, que são as marcas dos dentes da cobra. Nestes casos deve-se:

- Lavar bem o local da picada de cobra, do centro para fora;

- Colocar uma pomada antisséptica na ferida;

- Fazer um curativo com uma gaze apertada;

- Levar a vítima o mais rápido possível ao médico.

Estes passos só devem ser feitos quando existe a certeza que a picada foi de uma cobra não venenosa. No caso de dúvida, deve-se seguir os dois passos indicados anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.