segunda-feira, 18 de setembro de 2017

A cineasta Rose Panet fala sobre o documentário Manuel Bernardino: O Lenin da Matta

Em entrevista a cineasta, Rose Panet, falou sobre o documentário “Manuel Bernardino: O Lenin da Matta”, inspirado no líder revolucionário Manuel Bernardino. O projeto foi exibido na ultima quinta-feira (14) no Cine Lume, em sessão para convidados.

Ao realizar a coordenação do inventário Nacional de Referências Culturais em Dom Pedro, a cineasta se interessa pela história de Bernardino. Rose contou em entrevista, que a história de Bernardino lhe chamou muita atenção, devido ao diferencial de toda sua trajetória.

 O principal objetivo do documentário é levar ao público a história de um grande líder revolucionário, socialista, espírita e vegetariano, que ao se instalar na cidade de Mata do Nascimento (hoje Dom Pedro), liderou mais de duzentos homens para o Movimento Político Coluna Prestes. O filme tem duração de 52 minutos e conta com a narração do cantor e compositor Zeca Baleiro. Assim, Baleiro lê trechos do depoimentos do protagonista em uma delegacia de São Luís.

 A produção do documentário contou com a captação de depoimentos de pessoas que fizeram parte da vida do homenageado. Assim, há entrevistas de Alan Kardec Pacheco, Anita Leocárdia Prestes, Flávio Farias, Giniomar Ferreira Almeida, Lissandra Leite, Regina Farias e Wagner Cabral; além da participação fundamental de profissionais para o documentário: direção de fotografia de Murilo Santos, Montagem de André Garros e produção de Mauricio Escobar e Monica Melo.


 O documentário já foi lançado em julho pela TV universitária de Pernambuco e tem previsão para ser exibido ainda em setembro pela TV UFMA. Além das exibições datadas anteriormente, também terá apresentação no dia 16 de outubro na UEMA e no dia 22, às 18h na galeria Trapiche.