sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

CEMAR faz alerta para quem vai fazer ligações elétricas provisórias nas festas de fim de ano

Dezembro chegou! E com ele as festas de fim de ano e comemorações ao ano novo. Época de muitas programações nas ruas, praças e em casa. Mas, atenção! É preciso ter cuidado com o uso da energia elétrica nesses locais que utilizam ligações temporárias para que as instalações sejam feitas dentro dos padrões de segurança.
Se a sua festa precisa de ligações provisórias, saiba como proceder:

 Para fazer ligações provisórias solicite com pelo com pelo menos 72 horas de antecedência à Cemar, em uma das nossas agências de atendimento;

 A Cemar precisa verificar se a rede elétrica do local suporta a carga a ser instalada. Por isso informe todos os equipamentos que irão ser utilizados no local (equipamentos de som, refletores, aparelhos eletrônicos, por exemplo);

  ⇒Somente profissionais autorizados da Cemar podem fazer as ligações provisórias;

  ⇒Os palcos e estruturas metálicas devem estar devidamente aterrados para evitar acidentes elétricos.

  ⇒Evite fios (gambiarra) sem isolamento pelo chão, pois podem gerar acidentes graves;

  ⇒Em caso de acidentes com curtos circuitos não se aproxime de fios ou cabos partidos. É importante isolar o local e jamais se aproximar de objetos ou pessoas em contato com os fios energizados.

Fique Ligado!
Essas orientações são fundamentais para evitar acidentes e assim ter um espaço em que todos podem curtir e confraternizar de forma segura. Em situações de risco a Cemar orienta à população a ligar imediatamente na central de atendimento 116.
Fonte: ASCOM-CEMAR