terça-feira, 8 de novembro de 2016

WhatsEspião: golpe no WhatsApp promete revelar com quem os amigos conversam

O chamado "WhatsEspião é um novo golpe que se espalha pelo WhatsApp, de acordo com a equipe de segurança da PSafe Tecnologia. Mais de 100 mil brasileiros já receberam a mensagem, que viralizou por prometer revelar com quem os amigos estão falando pelo aplicativo e também qual é o teor das mensagens.
Para ativar o suposto recurso, o usuário é obrigado a preencher formulários e baixar um programa fraudulento que pode infectar seu smartphone com outros tipos de malware, além de fazer cobranças indevidas.

O golpe usa o próprio WhatsApp para se tornar viral, enviando mensagens com o link para a funcionalidade falsa. Isto acontece por que o app é um dos mais populares do país, e seu grande número de usuários faz com que seja mais fácil para o ataque se espalhar.
O texto procura enganar a vítima, fazendo-a crer se tratar de um recurso novo do aplicativo de mensagens. Ao clicar no endereço, ela é levada a um site que informa que a novidade só será liberada se o link for compartilhado com dez amigos ou grupos.

Depois deste passo, é necessário preencher dados pessoais em sites maliciosos, que podem incluir registros em outros tipos de serviço pagos. A ameaça também pode deixar o smartphone vulnerável a outros tipos de malware ladrões de senhas ou de outras informações privadas.
A recomendação para os usuários é instalar aplicativos de antivírus que tenham proteção contra phishinge bloqueiem automaticamente links que levam a sites maliciosos. Além disso, é importante manter o sistema operacional atualizado e só baixar aplicativos nas lojas oficiais do telefone.