quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O IFMA avisa que as inscrições para o seletivo 2017 estão abertas

No período de 6 a 26 de setembro, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) estará com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2017. No campus Barra do Corda são disponibilizadas 320 vagas no total para os cursos técnicos em Química e Informática, na forma integrada, Meio Ambiente, na forma concomitante, Administração e Manutenção e Suporte em Informática, na forma subsequente.

Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra escola. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, em 2016, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional. Reforçando que os cursos técnicos habilitam o egresso a uma profissão, portanto, já aptos para o mercado de trabalho.
A prova será realizada no dia 4 de dezembro. Ela terá 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. O conteúdo programático está disponível no edital.

INSCRIÇÕES
As inscrições começam às 9:00 horas do dia 6 de setembro e vão até as 23h59 do dia 26 do mesmo mês, através do link. É possível se inscrever também presencialmente no prédio do Campus Barra do Corda, que fica localizado na BR 226, KM 303, bairro vila Nenzin.

A taxa de inscrição custa R$ 20,00 (vinte reais) e deve ser paga até o dia 27 de setembro somente nas agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil. O candidato que teve seu pedido de isenção indeferido deve se inscrever novamente e efetuar o pagamento até essa data.

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE COTAS?
Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas vagas, metade serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio e a outra metade será reservada aos candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio. O Instituto reserva também, em cada curso, 5% das vagas para os candidatos com deficiência.
Para mais informações, acesse o Edital em portal.ifma.edu.br/seletivo-unificado ou visite a sede do Campus Barra do Corda na BR 226, KM 303, bairro vila Nenzin.