terça-feira, 5 de abril de 2016

Aedes aegypti transmite doença parasitária aos cães

A prevenção contra o Aedes aegypti é importante não só para a saúde das pessoas. O mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e o vírus da zica também transmite para os cães uma doença parasitária e grave.
A dirofilariose é uma doença parasitária provocada pelos os vermes que se alojam no coração do animal. Ela é conhecida também como "verme do coração" e pode levar ao animal até a morte. A doença é assintomática e quando o dono decide procurar tratamento já pode ser tarde demais.
Segundo a veterinária Alanessa de Araújo a dirofilariose é uma doença silenciosa e que não possui, até o momento, medicamento no mercado para o tratamento. “Ela é muito silenciosa porque no início ela praticamente não apresenta sematologia nenhuma. O verme ele vai estar localizado normalmente nas cavidades cardíacas ou então nas artérias pulmonares. Até o animal ter uma quantidade suficiente de verme adulto que vai impedir ou vai atrapalhar o funcionamento desse coração já tem, pelo menos, uns seis meses de infecção instalada e como no Brasil a gente não tem medicamento pra tratamento da dirofilariose registrado o único jeito é a prevenção”, explicou.
Os cães soltos pela rua são mais vulneráveis porque podem ser facilmente picados pelo mosquito. A veterinária alerta que como todas as doenças a prevenção ainda é muito importante. “Ter um ambiente limpo, manter o produto repelente no animal é superimportante. A prevenção é muito melhor do que o tratamento”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Zaidan de Sousa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.