quinta-feira, 7 de abril de 2016

Lista de votação do Impeachment deixa estados do Nordeste no fim da fila

A lista de votação do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) no plenário da Câmara Federal, recebida por líderes de partidos aliados do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), traz estados do Nordeste, reduto eleitoral do PT, no fim da fila. Os estados do Sul do País, onde os defensores do impeachment têm mais força, estão entre primeiros. A ordem da votação foi estabelecida após mais uma manobra do peemedebista,que ainda não tornou oficial o rito de votação. Ele está alinhado com a oposição para aprovar o impeachment.
A ordem de votação pode levar a nova batalha judicial, pois, de acordo com governistas, deve prevalecer o processo de deposição do então presidente Fernando Collor, em 1992, quando a convocação foi por ordem alfabética dos parlamentares, sem considerar os estados de onde eles são. A lista foi obtida pelo Globo.
Segundo os bastidores, aliados de Cunha afirmam que a ordem deve ser essa para constranger os deputados do Nordeste, que votariam, em tese, com um placar desfavorável à presidente. 
Vale ressaltar que, no mês passado, o Supremo Tribunal Federal (STF), ao decidir o rito do impeachment na Câmara, definiu que o processo levaria o mesmo trâmite do adotado em 1992, no governo Collor. 
Os ministros do STF decidiram, por exemplo, que o Senado não é obrigado a dar andamento ao processo de impeachment da Câmara. Os senadores devem fazer uma votação prévia para aceitar ou rejeitar a recomendação dos deputados. Isso significa que a presidente Dilma só poderá ser afastada do cargo por 180 dias, como prevê a Constituição, após uma decisão dos senadores a favor de sua renúncia. Posteriormente, seria aberto o processo no Senado sob o comando do presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski. Fonte - Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Zaidan de Sousa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.