quinta-feira, 10 de março de 2016

Nota de Esclarecimento - Prefeitura Municipal de Peritoró

Boa tarde,
Em relação a matéria divulgada em seu blog, no dia 09 de março de 2016, com o título “No Maranhão, isso é uma escola e ficalocalizada na cidade de Peritoró”, a Secretaria de Educação de Peritoró, no dever de esclarecer a verdade dos fatos, emite a presente nota que solicitamos seja publicada no mesmo espaço, como devido direito de resposta.
Nos colocaremos a disposição para qualquer esclarecimento.

Atenciosamente: 




PREFEITURA MUNICIPAL DE PERITORÓ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CNPJ nº 01.612.537/0001-75
Praça da Amizade s/n, Centro - CEP: 65.418-000
Peritoró-MA
NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Educação de Peritoró, em resposta a matéria divulgada na imprensa e nas redes sociais, referente a o funcionamento de uma escola no Povoado Mendonça, vem a público esclarecer o que segue:

A escola citada na matéria funcionava desde a administração passada numa casa da Associação de Moradores da localidade. Quando o prefeito Padre Jozias assumiu, determinou que fosse feito um diagnóstico da situação, e identificou esse problema na comunidade. Ano passado, a Secretaria de Educação reuniu com as famílias do Povoado Mendonça, e propôs o deslocamento dos alunos para a comunidade mais próxima chamada Prazeres. Neste caso, a Prefeitura disponibilizaria uma van com monitor para cuidar exclusivamente do transporte, dando mais segurança para as crianças, enquanto seria construída uma Escola Padrão. Duas reuniões foram feitas e a comunidade não aceitou a proposta, resistindo à mudança.

A pedido da comunidade, a Prefeitura contratou um professor residente na localidade e dirigente da mesma, pois em Mendonça quase todos são parentes. A Secretaria determinou que a partir deste ano letivo, os alunos de Mendonça seriam deslocados para o Povoado São João das Neves. Essa determinação foi tomada justamente porque será construída, no Povoado Frei Solano, a trezentos metros de Mendonça, uma escola do Programa Escola Digna, do Governo Estadual que vai atender toda região. Como na localidade não existem prédios com estrutura física adequada para o funcionamento de salas de aula, a Prefeitura sugeriu estas mudanças e esse ano irá funcionar assim.
Para nossa surpresa, essa pessoa de maneira irresponsável, sem o conhecimento da Secretaria de Educação, orientado por políticos de oposição, levou as crianças para um casebre, onde funciona a igrejinha da comunidade, montou um cenário com carteiras que estavam descartadas, e trouxe partidários da oposição para produzir um vídeo e divulgar nas redes sociais, inclusive induzindo as crianças a se expressarem cobrando providências, como se ali funcionasse uma escola. O vídeo divulgado foi produzido com o único objetivo de criar fatos desfavoráveis para administração municipal.

Diante do exposto, esclarecemos a todos, que o local mostrado nas filmagens não tem autorização da Prefeitura para funcionamento de sala de aula, essa pessoa usou de maneira intencional, para criar um fato político. As crianças desta localidade, como esclarecido acima, assistirão aulas no povoado São João das Neves, enquanto será construída a escola do povoado, onde o processo está bem encaminhado.
Aproveitamos também para repudiar o uso político de imagem das crianças do povoado Mendonça, com o único objetivo de construir palanque, devido ao processo eleitoral que se aproxima. Neste caso, a Secretaria de Educação está acionando o Conselho Tutelar e o Ministério Público para as providencias cabíveis.
Informamos ainda que estamos à disposição de qualquer órgão da imprensa e da comunidade em geral para prestar qualquer esclarecimento referente ao caso.
Peritoró, Ma, em 10 de Março de 2016.

Atenciosamente
JHONADISON FERNANDO HIGINO DELGADO
Secretário Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Zaidan de Sousa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.