sábado, 19 de março de 2016

Entra em vigor novo modelo de planos de internet

As principais operadoras de internet fixa – Vivo, NET e Oi – passaram a oferecer apenas planos com limite de dados. Neste novo modelo, o consumidor passa, durante o mês, a ter um limite de uso da rede, também conhecido como franquia. Caso esse limite seja ultrapassado, a operadora poderá reduzir a velocidade ou mesmo cancelar a conexão até o final do mês. O novo modelo foi regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e já está previsto na legislação.
É bom lembrar que este modelo vale somente para os planos que utilizam ADSL (conexão feita a partir de uma linha telefônica). Por enquanto, os planos de fibra óptica não possuem franquia.
Sabemos que os aparelhos eletrônicos conectados à internet dentro de casa são cada vez mais comuns, por isso, o limite de uso pode se tornar um problema. Em uma família que, por exemplo, cada um tenha um smartphone e que são compartilhados outros aparelhos conectados à internet via cabo ou Wi-Fi como: TV, computador, videogame e tablet, a franquia poderá ser ultrapassada facilmente.
O ideal é que o cliente descubra qual o seu consumo mensal e contrate o plano adequado. As operadoras devem, além de alertar quando o limite estiver prestes a ser atingido, disponibilizar uma forma de o consumidor poder acompanhar o consumo gasto durante o mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Zaidan de Sousa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.