quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Grupos no WhatsApp atrapalham o trabalho da Policia. Informando sobre as blitz nos grupos

Ações são divulgadas em grupos no WhatsApp . Medida não é considerada crime, mas atrapalha fiscalizações, além de ser tida “má fé” pelas autoridades do setor.
Uma atitude mais que comum entre os motoristas de Dom Pedro tem sido motivo de preocupação por parte de autoridades policias. Grupos no WhatsApp divulgam com frequência a localização de blitz de trânsito realizadas em Dom Pedro – existem até mesmo grupos específicos para esse fim. Mesmo não sendo considerado crime, a atitude atrapalha as operações policiais, colocam em risco os próprios cidadãos e é classificada como de “má fé” pelas autoridades.
As atitudes de divulgação não podem ser consideradas crime, por parte do cidadão. Não existe uma tipificação no código penal em que se possa enquadrar isso como crime. Mas tal atitude é prejudicial à própria sociedade.
A Polícia está na rua fazendo o trabalho para defender a população. Quando o próprio cidadão denuncia a presença da autoridade em uma fiscalização, quem sai prejudicado é ele mesmo. Um carro irregular que não é preso pode muito bem causar um acidente metros depois do local da blitz e matar alguém. Isso já acontecia antes da chegada da internet.

Má fé causa prejuízo financeiro
Além da falta de efetividade das ações anunciadas nas redes sociais, também existe prejuízo financeiro. Uso de viaturas consomem recursos para o estado. Quando a sociedade mina o trabalho das forças policias é como se estivéssemos jogando dinheiro fora. Toda vez que uma blitz é denunciada, um cidadão de má índole pode estar escapando da Justiça.
As publicações atrapalham o trabalho policial porque acabam com o fator surpresa característico da blitz. Essas mensagens são um desserviço. Podem não só atrapalhar no cumprimento da Lei Seca como também evitar que outros tipo de crimes sejam coibidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Zaidan de Sousa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.