domingo, 21 de fevereiro de 2016

Cemar alerta para cuidados básicos com energia elétrica

Energia elétrica nos traz conforto, mas também pode nos trazer muitos transtornos. Sorte e energia elétrica não combinam, por isso não coloque sua vida e a de seus familiares em risco por pequenos descuidos que podem lhe dar muita dor de cabeça.
Não aposte na sorte, aposte na prevenção com o uso da energia elétrica!
Fazer aterramento em seus eletrodomésticos (máquina de lavar, geladeira, micro-ondas, chuveiro elétrico) é muito importante, além de ser seguro para sua vida é mais uma proteção para o aparelho em caso de variação de tensão, prevenindo assim a queima dos equipamentos.
Ao manusear aparelhos elétricos em casa não se esqueça de verificar se o chão está molhado, e que suas mãos estejam enxutas, de preferência use calçados de borracha quando for realizar esse tipo de atividade.
Nunca use a parte de trás da geladeira para secar roupas, além de consumir mais energia você corre o risco de levar uma descarga elétrica. E ao fazer limpeza ou degelo da geladeira certifique-se de que o cabo de força da tomada foi desligado.
Se tiver crianças em casa não deixe que cheguem perto dos cabos de eletrodomésticos e sempre use protetores de tomadas que estiverem ao alcance dos pequeninos.
Nunca toque em fios de energia que estejam baixos ou caídos na rua, pois eles podem estar passando corrente de energia e causar choques graves. Se encontrar algum, ligue imediatamente para a Cemar, no 116.
Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, permaneça em seu veículo, os pneus são ótimos isoladores e dentro do carro você estará a salvo até a chegada do socorro;
Nunca tente podar árvores próximas à rede elétrica. Só um profissional habilitado pode realizar este serviço. Para solicitar uma poda de árvore, ligue para a Cemar no 116.
Uso exagerado de benjamins ou Ts deve ser evitado, pois pode causar sobrecarga, o que acaba gerando aquecimento dos cabos e podendo causar incêndios;

Mantenha o aterramento dos circuitos sempre em boas condições e utilize sempre as tomadas de três pinos. Os equipamentos elétricos modernos já vêm com o fio terra para proteção contra curto circuito e choque elétrico.
Evite improvisos nas instalações elétricas, pois esta é a maior causa dos acidentes e incêndios.
Falar de segurança nunca é demais. Preserve cada segundo de vida!
Em caso de acidente com choque elétrico, nunca toque na vítima e não fique próximo de fios e abjetos que estejam em contato com ela.
No caso do acidente ser em residência desligue ao disjuntor (chave geral) da casa e chame o serviço de emergência, o Samu no 190.

Para mais informações acesse o site www.cemar116.com.br, curta a fanpage da Cemar 116 no Facebook, ou ligue para a central de atendimento 116.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Zaidan de Sousa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.