quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Uso de simuladores de direção pode ser adiado no Maranhão

Se depender do Detran-MA o uso de simuladores de direção pode ser adiado em 60 dias no Maranhão.
O Detran-MA encaminhou nesta quarta-feira, 20, ofício ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) pedindo a prorrogação por mais 60 dias da obrigatoriedade do uso de simuladores de direção pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) no estado. O pedido se baseou nas dificuldades das autoescolas maranhenses em implantar o equipamento, que desde o início de janeiro se tornou obrigatório para a conclusão dos cursos práticos de direção. 
De acordo com a resolução 543/15 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o candidato à CNH categoria B deve cumprir um mínimo de 5 horas/aula no simulador, sendo uma delas para aprendizado da condução de veículos em ambiente noturno.
Apesar de 68 das 217 autoescolas registradas no estado terem contratado o uso do simulador, nenhuma recebeu o equipamento até agora, segundo o Sindicato das Autoescolas do Maranhão(Sindauma). O Detran-MA credita o atraso na entrega dos equipamentos à dificuldade dos fabricantes em atender a grande demanda gerada em todo o Brasil.
Com base nas informações do Sindauma, o Detran-MA comunicou ao Denatran os obstáculos enfrentados pelas CFCs do estado no cumprimento da Resolução 543/15 do CONTRAN, que tornou obrigatório o uso do simulador no processo de obtenção da CNH em todo o país.
Mesmo que os simuladores já tivessem sido implantados nas autoescolas maranhenses, ainda restaria uma pendência a resolver. Até agora, nenhum dos fabricantes de simuladores homologados pelo Denatran se credenciou junto ao Detran-MA. O credenciamento dos fabricantes é necessário para que haja a comunicação entre os sistemas dos simuladores e o do Detran-MA, permitindo o registro das aulas práticas de direção realizadas nos equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Zaidan de Sousa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.