quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Mais um caso de microcefalia é registrado em Dom Pedro

Mais quatro casos de microcefalia foram confirmados ontem, 9, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). As ocorrências mais recentes estão nas cidades de Barra do Corda (2), Dom Pedro (1) e Humberto de Campos (1). Das 36 crianças com microcefalia no estado, em pelo menos 25% dos casos as mães tiveram Zika Vírus - transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue - durante a gestação.
Até terça-feira, 8, haviam sido confirmados 32 casos de microcefalia no estado, conforme a nova referência determinada pelo Ministério da Saúde para cálculo do perímetro cefálico, que hoje é de 32 centímetros. Além dos casos de Barra do Corda, Dom Pedro e Humberto de Campos, de acordo com a SES, também foram registrados casos de microcefalia nos municípios de Coroatá, São Francisco do Brejão, Buriticupu, São José de Ribamar, São Luís, Santa Inês, Caxias, Imperatriz, Chapadinha, Urbano Santos, Açailândia, Davinópolis, São João dos Patos, Codó, São Domingos do Azeitão, Axixá, Pio XII e Santa Rita.
Segundo a SES, ainda há um caso de uma criança com microcefalia que nasceu em Imperatriz e que reside atualmente com a família na cidade paraense de Dom Elizeu. Amanhã,o Governo do Estado deverá divulgar um plano estadual de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. De acordo com informações da secretaria, na ocasião será anunciada a implantação de uma rede assistencial, composta por neuropediatras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentre outros profissionais.
Segundo a SES, os profissionais de saúde deverão atuar no controle do mosquito e da microcefalia em dois hospitais do estado: o Hospital Materno Infantil, da cidade de Imperatriz - que atenderá pacientes das regiões central e tocantina - e o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Zaidan de Sousa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.