sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Eneas Liart: A Luta Bíblica de Davi Contra Golias?

Eneas Sousa Liarte, 43, é um homem religioso e membro efetivo da Igreja Assembleia de Deus em Dom Pedro. Tem demonstrado ser um homem compromissado com o povo e com município de Dom Pedro. Nasceu em Coroatá e se mudou para Dom Pedro em 1986, onde além de líder comunitário, auxiliar do Pastor da assembleia de Deus em Dom Pedro, foi Presidente do Conselho da Criança e dos Adolescentes foi Presidente da Associação dos Taxistas de Dom Pedro. Eneas é taxista de profissão e atualmente exerce um mandato de vereador na defesa dos interesses da população e desatrelado do Poder Executivo. Mesmo sendo um simples taxista e de poucas posses não se submeteu ao estilo de fazer política do Prefeito Hernando Macedo,  e dele se afastou em apenas 3 meses do mandato de Hernando. Sobreviveu politicamente com muitas dificuldades, mas com grandeza e altivez. Saiu do PCdoB e atualmente é filiado ao PSD. Sua história tem dado um salutar exemplo para os demais vereadores de Dom Pedro, na medida em que afastou-se da concepção vigente de que para ser vereador em Dom Pedro (e em qualquer lugar) tem que ser governista, ou seja, tem que rezar na cartilha do prefeito. Não, não e não, isso é uma tese errada embora seguida por muitos em Dom Pedro. A defesa do vereador deve ser dos interesses da população e dos bons serviços públicos que em Dom Pedro não avançaram e podemos mesmo dizer que retrocederam. Além de ser vereador independente, os demais membros da oposição (dos grandes e pequenos) não se colocaram como pré-candidato a Prefeito de Dom Pedro, inclusive eu. Enquanto alguns tentam minimizar a atitude de Eneas eu pessoal e politicamente a louvo.
Temos que juntar todos nessa luta. O sentimento de oposição em Dom Pedro está difuso na sociedade dompedrense e precisa de porta vozes e de pré-candidatos mesmo contra a coragem de Davi. A voz rouca da ruas indica alta rejeição do estilo Hernando de governar. Enéas Liarte merece, portanto, o nosso respeito e a nossa consideração.
Por outro lado, o poder político em Dom Pedro precisa ser direcionado para o Povo e não para esta ou aquela família. Com efeito, o maior Prefeito de nossa história foi o primeiro Padre de Dom Pedro: Padre Porcínio de Oliveira, que governou “pelo povo e para o povo de 1965-1969”. O Prefeito-Padre Porcínio calçou todas as ruas  da cidade, construiu a Rua Engenheiro Rui Mesquita, construiu a Praça da Prefeitura e a Magalhães de Almeida, construiu escolas na Serra do Boa Vista, no Centro do Primo, na minha querida Mata Velha. Construiu o Mercado do Triângulo, o Colégio do Centro do Estevinho, um Colégio e um Posto de Saúde na Santa Vitória, dentre outras importantes obras. Quando passou a faixa para João Arruda Cordeiro o fez deixando dinheiro nos cofres da Prefeitura. Por qualquer análise política que se faça o Padre Porcínio foi o maior de todos os Prefeito da História Política de Dom Pedro desde sua fundação. Governou com os olhos voltados para o nosso povo. Infelizmente, alguns tentam apagá-lo da história. Seu nome ainda não foi inserido em logradouros públicos da cidade. Assim, o poder político precisa urgentemente ser direcionado para o povo e mais ninguém. Hoje o nosso povão não tem voz nem vez e muito menos a quem recorrer. O poder político e administrativo de Dom Pedro estar com a família Macedo em São Luís/MA e/ou Teresina/PI. Os secretários e demais representantes da Prefeitura de Dom Pedro praticamente não tem efetivos poderes para resolver as demandas por saúde, educação, assistência social. Precisamos mirar nas atitudes de Padre Porcínio e outros poucos ex-prefeitos para recolocar o poder nas mãos do dono do poder, ou seja, do Povo de Dom Pedro.
Por tudo isso, parabenizo o taxista, líder religioso e comunitário, vereador de oposição e  único pré-candidato a Prefeito de Dom Pedro Enéas Liarte pela sua coragem de Davi nesta luta contra Golias.
Avante companheiro, sinto orgulho da sua coragem e lhe parabenizo de público pela sua atitude de no silêncio eloquente dos outros submeter seu nome como pré-candidato a prefeito de Dom Pedro. Você e eu somos homens de Deus. Eneas, você é evangélico e eu sou católico apostólico romano. Quem sabe se Deus não lhe enviou para seguir o caminho trilhado pelo Padre Porcínio em Dom Pedro e a mim para ajudá-lo nessa luta de Davi contra Golias? A história política e administrativa de Dom Pedro é favorável a homens religiosos. O exemplo de Padre Porcínio é o melhor de nossa história política. 
A Constituição Federal diz que “todo poder emana do povo” e nas Sagradas Escrituras está escrito em Romanos 13.1 que: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus".
Irmão e companheiro Eneas, como diz o poeta e cantor Beto Guedes: “Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois.
Vamos precisar de todo mundo pra banir do mundo a opressão.
Para construir a vida nova vamos precisar de muito amor. A felicidade mora ao lado e quem não é tolo pode ver”.
Avante!

MARCO AURÉLIO GONZAGA SANTOS

Advogado e político dompedrense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Zaidan de Sousa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.