quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Nova Serra Pelada. Comissão externa do Senado pode chegar à garimpo de Pontes e Lacerda

O Senado Federal estuda criar uma comissão externa para visitar o garimpo na Serra da Borda, no município de Pontes e Lacerda (457 km de Cuiabá), descoberto há pouco mais de dois meses. A proposta, de autoria do senador Wellington Fagundes (PR-MT), foi anunciada na terça-feira, 20. Na semana passada o prefeito da cidade, Donizete Barbosa, foi à Brasília pedir ajuda ao Ministério de Minas e Energia, no intuito de encontrar uma solução para o garimpo, considerado ilegal.

Para o parlamentar,  o garimpo tornou-se uma “tragédia anunciada”, uma vez que o município não tem estrutura para atender a demanda de garimpeiros que chegou ao local nos últimos dois meses, depois das notícias de que o ouro estaria sendo encontrado na superfície.

Na semana passada, a Justiça determinou o fechamento imediato do local que não possui licença do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para exploração da área.

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou a expedição, na segunda-feira, 19, de recomendações à Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e para o comércio de Pontes e Lacerda solicitando uma série de medidas de orientação, informação e fiscalização relacionadas ao garimpo ilegal instalado na Serra da Borda, nas proximidades da cidade.

No mesmo dia, um deslizamento deixou cinco pessoas feridas no local. Para o MPF, a área apresenta um risco inadmissível à integridade física das pessoas que lá estão instaladas, quer pela alta probabilidade de acidentes, em razão das condições do terreno e das perfurações realizadas, quer pela presença de pessoas portando armas e pela venda livre de bebidas alcoólicas.

Fagundes ressaltou que a região está sendo considerada como uma segunda “Serra Pelada”, já que contabiliza mais de cinco mil pessoas trabalhando na exploração de ouro. Nessa segunda-feira (19), um barranco desmoronou no local e algumas pessoas chegaram a se ferir.

“Lá está se transformando numa segunda Serra Pelada, e todos sabem o que foi o caos que isso representou. Para se ter uma ideia, uma pessoa, em apenas um dia garimpando, teria tirado dois quilos de ouro. Então, isso está virando uma loucura, uma corrida total. E a notícia, hoje, é pela Internet, é pelas mídias sociais. Estão chegando os caminhões, ônibus fretados. Isso, então, pode virar um caos total’, alertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Zaidan de Sousa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.