sábado, 31 de outubro de 2015

“Lata d’água na cabeça” começa a ser história do passado no Maranhão

O Maranhão possui abundância de recursos naturais, mas paradoxalmente para muitos maranhenses a expressão musical “lata d’água na cabeça” é uma realidade, até mesmo na capital maranhense. O mais absurdo de tudo isso é que essa situação se arrasta por vários anos e se mistura com a hegemonia exercida pelo grupo Sarney à frente das estruturas de poder do estado.
O novo caminho que está sendo escrito na história do Maranhão desde janeiro de 2015, com a eleição de um governo comunista liderado por Flávio Dino, é um caminho solidário aos maranhenses. Até este mês de outubro, mais de 100 cidades já foram incluídas nas ações do programa estadual “Água para Todos”, incluindo a capital maranhense onde é de conhecimento público o histórico rodízio de água.
Cidades como Imperatriz, Barra do Corda, Buriticupu e Santa Inês já estão com os projetos concluídos para implantação do sistema de abastecimento. Na lista do Governo, existem 74 municípios com projetos de serviços em fase final de elaboração e outros 29 receberão obras emergenciais como a perfuração de poços, aquisição e implantação de conjunto com motor bomba, entre outras ações.
Barreirinhas, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Duque Bacelar, Livramento, Penalva, Peritoró, Pinheiro, Presidente Dutra, Sambaíba, Santa Rita, Pedreiras, Tuntum, Nina Rodrigues e Vargem Grande já receberam ações de reforço do sistema de abastecimento com a perfuração de poços.
As obras estão sendo realizadas de acordo com as demandas de cada município, em regionais como Tutóia, Pinheiro, Chapadinha, Imperatriz e Açailândia o conjunto de serviços inclui além do reforço no abastecimento, obras que vão desde a captação superficial de água até a construção de casas de bombas e poços de sucção.
Bandeira do governo Flávio Dino, o Água para Todos também destina atenção especial aos 30 municípios com menor IDHM do Maranhão. Para a população destas cidades, a Caema informou que serão implantados 92 sistemas simplificados para ampliar o abastecimento. (Blog do Raimundo Garrone)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Zaidan de Sousa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.