sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Greve dos bancários chega ao 11º dia e não há data para novas negociações

Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) aguarda contraproposta dos bancários para dar prosseguimento às negociações com a categoria. A greve dos funcionários das agências bancárias entrou no 11º dia nesta sexta-feira (16) e não há previsão para o término.
 “Os banqueiros adotaram postura de não conversar, não chamar para conversar. É uma atitude que preocupa todo mundo e quem mais sofre é a população, que está na ponta. Se fosse um setor que estivesse passando por dificuldades a gente entenderia, mas não é.
Em nota, a Federação ressaltou que "a proposta econômica apresentada pela Federação prevendo reajuste salarial, pagamento de abono e participação nos lucros (PLR), foi recusada pelas lideranças sindicais. A Federação aguarda uma nova proposta dos bancários para que possamos prosseguir nas negociações que resultem em acordo". 
Apesar dos caixas eletrônicos de autoatendimento permanecerem funcionando, no decorrer da greve algumas máquinas podem ficar sem dinheiro por conta da falta de pessoal para abastecer os caixas.
REIVINDICAÇÕES
A proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) prevê 5,5% de reajuste com R$ 2.500 de abono fixo. A categoria pede reajuste salarial de 16%, sendo 5,6% de aumento real e 9,88% referentes à perda da inflação.
Além disso, os bancários querem participação nos lucros e resultados no valor de três salários mínimos, mais R$ 7.246,82 fixos; vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá no valor do salário mínimo nacional, 14º salário, fim das demissões, ampliação das contratações e mais segurança nas agências bancárias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Zaidan de Sousa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.