quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Notas falsas voltam a circular no comércio de Tuntum-Ma

Notas falsas de 50 e 100 Reais voltam a circular no comercio de Tuntum. Comerciantes estão apavorados com a grande quantidades de notas falsas que estão circulando na cidade, " as notas são tão bem feitas que ficam difíceis de saber se é falsa ou verdadeira" relatou um comerciante ao blog nesta quinta feira 3/9 que ficou no prejuízo ao receber duas notas de R$ 100,00 falsificada neste inicio de semana.


Para identificaruma cédula falsa é preciso estar atento aos principais elementos de segurança. Nas notas da Primeira Família verifique a marca-d’água, a imagem latente e o registro coincidente. Verifique também o relevo. Nas cédulas da Segunda Família do Real, verifique a marca-d’água, o número escondido, a faixa holográfica (nas notas de 50 e 100 reais) e o número que muda de cor (nas notas de 10 e 20 reais). Sinta também o alto-relevo.
Ao desconfiar que uma nota recebida seja falsa, a orientação é de que o cidadão procure uma agência bancária e peça para que um funcionário analise a cédula. Se constatada a falsidade, o próximo passo é procurar a polícia, levando consigo a nota falsificada.
A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação, depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de seis meses a dois anos de detenção. O delegado ressalta que é fundamental que a população comunique a polícia assim que for constatado o crime de falsificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Zaidan de Sousa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.