domingo, 13 de setembro de 2015

Índios liberam profissionais feitos reféns em Itaipava do Grajaú-Ma

Do g1/Ma.
Os índios da tribo Toco Preto e Severino liberam na madrugada deste sábado (12) o médico cubano do programa ‘Mais Médico’, a dentista e o motorista que estavam sendo mantidos como reféns próximo ao município de Itaipava do Grajaú há quatro dias, a 477 Km de São Luís.
O acordo por melhorias na saúde da tribo foi firmado entre a prefeitura de Itaipava do Grajaú e a coordenação do departamento do Distrito Sanitário Especial (Dsei). A principal reivindicação da tribo era a construção de um posto de saúde com um técnico em enfermagem permanente, além de um veículo para leva-los à cidade para consultas ou casos de urgência
De acordo com a assessoria de imprensa do Dsei já existe um projeto para construção da unidade básica de saúde e outro poço artesiano na aldeia Sibirino. Nos próximos meses será aberto o processo de licitação.
O coordenador-geral do Dsei, Alexandre Cantuário, pediu um prazo até sexta-feira da próxima semana para providenciar o veículo e um motorista que deve ficar à disposição dos índios.

Entenda o caso
Índios da tribo Toco Preto e Severino, da etnia Timbira, fizeram o médico cubano do programa ‘Mais Médico’, a dentista e o motorista reféns durante uma visita dos profissionais à aldeia. Os índios queriam melhorias na saúde da tribo. A Polícia Federal deu suporte e ajudaram na negociação da liberação dos três reféns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Zaidan de Sousa. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.